Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, quinta-feira, 23 de novembro de 2023.

No Ceinf do Jardim Uirapuru prefeito Marquinho Trad ficou a vontade pode brincar com as crianças nessa quarta-feira (Foto: Divulgação)
As crianças do Centro de Educação Infantil (Ceinf), Vera Alba Congro Bastos, localizado no Jardim Uirapuru, no bairro Los Angeles, na região do Anhanduizinho, onde habitam aproximadamente 12 mil pessoas, viveram uma quarta-feira (30) com muita festa, recheada de surpresas, pois além das presenças dos pais e parentes de forma geral, o local para alegria geral da petizada recebeu pela manhã o Parquinho de Pneu que foi montado na área externa com 17 peças, com os mais variados tipos de brinquedos.
O projeto faz parte da parceria firmada entre Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) com o “Arte com Pneus” que possibilitou a entrega do quinto parquinho feito de pneus para a Rede Municipal de Ensino (REME).
Além dos familiares, o prefeito Marquinhos Trad fez questão de participar da festa infantil, que também teve as presenças da secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, da diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Elaine Arima, além de técnicos da Semed e comunidade escolar.
Brinquedos
Os brinquedos foram montados pelos criadores do projeto o professor Felipe Augusto da Costa Souza e o agente penitenciário Vinícius Saraiva de Oliveira que proporcionaram a alegria das crianças com a instalação de 17 tipos de brinquedos diferentes: pula-pula, balanços, quadriciclos, circuito psicomotor, uma montanha de pneus e pela primeira vez, um minicampo de futebol, que já se tornou o espaço mais disputado entre os “boleirinhos”. Também foram revitalizados o jardim e a horta, que ganharam canteiros de proteção com os pneus.
Desenvolvimento
O prefeito Marquinhos Trad destacou a importância da parceria entre a Semed e a Agepen, que já beneficiou 1,6 mil crianças. “Nós estamos trabalhando para oferecer o melhor para nossas crianças e esse trabalho junto com a Agepen tem contribuído muito com o desenvolvimento delas, produzindo esses brinquedos”, disse.
Para a secretária de Educação, Elza Fernandes, a oportunidade de ressocialização oferecida aos internos do Presídio de Segurança Máxima, que produzem as peças do parquinho, é um dos principais benefícios do projeto. “Além de contribuir com a questão pedagógica de nossos alunos, estes internos têm a oportunidade de serem vistos com respeito pela sociedade”, afirmou.
Ecologia
O projeto Arte com Pneus também busca minimizar o impacto ambiental e dialogar com os profissionais sobre os conceitos pedagógicos que podem ser explorados através dos brinquedos. Na opinião da diretora do Centro Infantil, Marina Cezária da Silva, o parque de pneus vai além das brincadeiras e será um instrumento importante no desenvolvimento dos projetos pedagógicos da unidade.
“Eu estou vendo esse parque como um grande ganho. As peças irão ajudar na aprendizagem porque temos as atividades físicas, de coordenação motora, a questão das cores e dos movimentos e atividades psicomotoras. Será um desenvolvimento para as crianças que repassarão para suas famílias estes ensinamentos”, ressaltou Marina Cezária.
Segundo o professor Felipe Augusto, a proposta é envolver as crianças, professores, funcionários, pais e comunidade presidiária nas questões ambientais, trabalhando a interdisciplinaridade. Outro ponto importante é valorizar a criatividade das crianças através de atitudes ecológicas e trabalhar o coletivo, incentivando a defesa do meio ambiente local.
Recicláveis
Mãe de Letícia, de três anos e Eduarda, de sete meses, a dona de casa Flaviana Rita de Araújo, comentou sobre a mensagem ecológica transmitida pelo projeto. “Eu acho interessante, é bom, porque as crianças aprendem a valorizar as coisas recicláveis. A maioria das pessoas deixam pneus jogados e eles podem ser reaproveitados. A minha filha fala para levarmos pneu para pintar em casa, porque ela quer que eu plante flores neles”, revelou.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.